quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

trecho do livro "Nosso Lar "

A seguir, André Luiz recebe uma repreensão de Clarêncio, que vai visitá-lo:


_ Como vai, está melhor?
_ Sofro intensamente. Muitas dores na zona intestinal e sensações de angústia no coração.Ah, como tem sido pesada a minha cruz. Meus sofrimentos morais são enormes. Que terá sido feito de minha esposa, de meus filhos? Que será, então a vida? Sucessivo desenrolar de misérias e lágrimas? Que desventurado destino, generoso benfeitor!
_ Meu amigo, aprenda a não falar excessivamente de si mesmo, nem comente a própria dor. Lamentação denota enfermidade mental. É indispensável criar pensamentos novos e disciplinar os lábios. O mesmo Pai que vela por sua pessoa, oferecendo-lhe teto generoso nesta casa, atenderá aos seus parentes terrestres. Devemos ter o nosso agrupamento familiar, mas sem esquecer que nossas famílias são seções da família universal, sob a direção divina. Aqui, para nós, a dor significa a possibilidade de enriquecer a alma; a luta constitui caminho para a divina realização. As almas débeis, ante o serviço, deitam-se para se queixarem aos que passam; as fortes, porém, recebem o serviço como patrimônio sagrado na movimentação do qual se preparam, a caminho da perfeição.
Enquanto meditava a sabedoria da valiosa advertência, meu benfeitor tornou-me a perguntar com um belo sorriso:
_ Então, como passa? Melhor?
_ Vou bem melhor, para melhor compreender a vontade divina.
 



Aqui, só uma consideração a fazer sobre como deve-se encarar a dor, seja física ou moral:
uma necessidade para o nosso próprio aperfeiçoamento espiritual. Uma oportunidade de nos redimirmos perante as contravenções às leis de Deus. Aquele que vê na dor um sofrimento inútil e fica a lamentar-se dela, é ainda um enfermo mental, na concepção de Clarêncio, pois ainda é incapaz de reconhecer nela, a chance de poder resgatar suas dívidas e evoluir.
É bom acrescentar também que ninguém sofre sem merecer, sem que haja uma justificativa na lei da causa e efeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...